terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Delimitação do Problema

A pretensão desta pesquisa é investigar como ocorreu a aplicação da Firmeza Permanente na luta dos queixadas e se ela foi efetiva, dando uma especial atenção às estratégias de formação utilizadas pelas lideranças sindicais para difundir os valores e princípios da ação não-violenta.

Porém, não consegui delimitar o problema com apenas uma pergunta, tenho uma série de dúvidas que agrupei em dois pontos principais:

A primeira questão é sobre o aprendizado. Compreendendo o "ser não violento" em duas dimensões: a ética dos indivíduos/instituição e a estratégia de luta coletiva, qual a profundidade do aprendizado dos Queixadas sobre a não-violência?

A segunda questão condiz ao ensino/formação. Quais as práticas e estratégias sindicais que contribuíram para a formação dos operários? Elas foram influenciadas pela estrutura de oportunidades política? Pela bagagem e valores das lideranças e dos operários?

Com isto pretendo averiguar se o que ocorreu entre os Queixadas pode ser entendido como não-violência e caso sim, resgatar as práticas que contribuíram para a formação destes valores, sempre observando que no sindicato e na fábrica a educação não é um processo diferenciado tal como em uma escola e portanto pode estar integrado às práticas mais diversas.

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