sábado, 12 de novembro de 2011

Como se faz uma tese

O professor Cléber me indicou um livro do Umberto Eco chamado "Como se faz uma tese" para que eu me orientasse mais ou menos sobre como escrever um texto dissertativo voltado para as ciências humanas.

Li boa parte do livro em PDF, gostei bastante e agora adquiri uma cópia física do livro através de troca.

A mais preciosa dica que o livro me trouxe é a humildade.

A primeira vez que me pus a escrever uma monografia queria abraçar o mundo, queria que meu texto fosse realmente significativo, etc. Ao final de dois anos não havia escrito nada e precisei fazer um trabalho medíocre para não jubilar.

Saber que o ofício do pesquisador é o resultado de um acúmulo e quando estamos começando precisamos ser humildes para podermos fazer um trabalho honesto é fundamental.

Outra questão interessante que ele aborda de forma bem clara é como construir um conjunto de referências bibliográficas. Tentei no início fazer em fichas de papel, tal que ele fazia, porém, hoje há o computador para facilitar este tipo de coisa. Achei um programinha bacana que substitui a contento o bloco de papel.

Enfim, há muitos outros pontos interessantes no livro, ele descreve os diversos tipos de dissertação possíveis, os cuidados que devemos ter ao escolher o tema para que ele não fique abrangente demais, como fazer um trabalho de pesquisa minucioso, etc. Quem tiver procurando um bom livro de metodologia na área de ciências humanas eu recomendo este:

Umberto Eco, Como se faz uma tese, 22ª ed., Estudos 85 (São Paulo: Perspectiva, 2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário