Passei a procurar por algum programa legal para fichamentos e que rode no linux, pois me recuso a voltar para o windows com todos os seus vírus. Tentei um ou outro que rodava stand alone, mas achei pouco prático. Por fim, uma pesquisa no google me levou ao site do MIT onde encontrei um quadro comparativo entre três softwares para fichamento e havia muitos elogios à facilidade de uso de um plugin do firefox chamado Zotero.
Instalei-o em minha máquina para experimentar, gostei e estou terminando de inserir todas as minhas entradas bibliográficas nele.
Ele permite sincronizar minhas atividades com a internet e depois baixar em outros computadores, o que é uma mão na roda.
Em 2005 quando estava fazendo minha primeira monografia tive um HD queimado e perdi boa parte das referências, pois fazia uns 2 meses que não tirava backup, sincronizar com um servidor na nuvem é a melhor forma de evitar este tipo de catástrofe.
Ele permite referenciar uma entrada em outra, criar citações, tags, etc. E o melhor de tudo, se eu clico em uma entrada e a arrasto para um editor, ele monta a referência bibliográfica para mim. O meu único trabalho é configurar o estilo de referência que eu desejo. Há vários padrões cadastrados, porém não tem o ABNT, para instalá-lo pode usar o seguinte passo-a-passo:
http://meiradarocha.jor.br/news/2010/09/03/estilo-abnt-para-o-zotero/
Vejam exemplos com um padrão de estilo americano, eu apenas cliquei no ítem e arrastei para a janela de edição do post do blog e as referências vieram formatadas tal como seguem.
COUTO, ARI MARCELO MACEDO. Greve na Cobrasma: uma história de luta e resistência. São Paulo: Annablume, 2003. ISBN 85-7419-353-4.
ECO, UMBERTO. Como se faz uma tese. 22ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2009. ISBN 978-85-273-0079-7.
Nenhum comentário:
Postar um comentário